sexta-feira, 23 de maio de 2008

“Núcleo não tem hierarquia, Núcleo tem fotografia”

Nós nos manifestamos pela criação do Núcleo de Fotografia da Universidade Federal Fluminense, com sede no Instituto de Arte e Comunicação Social. Fundado informalmente no dia 17 de abril, enquanto seus criadores se reuniam na Editora da Gama Filho, o Núcleo pretende organizar atividades fotográficas extra-acadêmicas, como ensaios fotográficos externos, oficinas de fotografia, apresentação de trabalhos autorais e ajudar no que for possível no ensino da fotografia dentro da Universidade Federal Fluminense, auxílio no laboratório de fotografia e assistência aos estudantes interessados.

Tal iniciativa se deu no momento em que alunos e professor discutiam a deficiência do ensino de fotografia na UFF. A falta de incentivo para tal, deixa que o curso tão reconhecido no Brasil venha a repousar sobre sua própria fama e deixar de lado a inovação e a experimentação. Com a idéia de mudar esse cenário, surge o Núcleo de Fotografia da UFF, que pretende redirecionar o ensino e aumentar o contato dos alunos com a fotografia.

O Núcleo pretende agir sobre duas vertentes:
Uma de ordem mais burocrática que deverá discutir os assuntos com a universidade como compra de material, pleitear exposições na reitoria, organizar um quadro do material disponível para ser usado por alunos. A outra assume uma forma mais pratica, organizando oficinas, aulas práticas, saídas para trabalhos fotográficos, uso do laboratório, trabalhos autorais, contato com as comunidades próximas ao IACS e organização de eventos, como palestras com ícones da fotografia nacional.